quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Continuando a explicação...

Depois de detectar que meu marido tinha azoospermia através do espermograma, precisávamos descobrir se era obstrutiva ou não-obstrutiva e ai passamos para a fase dos exames específicos.
Meu marido passou por uma consulta com o urologista que pediu uma ultrassonografia com doppler dos testículos para avaliar o canal deferente, epidídimo e etc.
Fizemos o exame e descobrimos que o caso dele era obstrutivo. Era uma noticia ótima por que na internet se vocês pesquisarem vão ver que muitos sites falam em cirurgia para corrigir o problema. Pronto!!!! Estava tudo resolvido!!! Só que não....
Com o exame nas mãos voltamos ao urologista e ganhamos um balde de água fria. Ele explicou que o canal deferente é finíssimo e que fazer uma cirurgia para desobstruir o canal seria perda de tempo, que não tem garantia de que ele ficaria "aberto" para sempre e nem mesmo até o final da recuperação do meu marido.
Ou seja era um sofrimento em vão!! Engolimos seco e voltamos ao Dr. Marco para saber o próximo passo para a FIV e descobrimos que, mesmo sabendo que meu marido tinha azoospermia obstrutiva ainda corríamos o risco de não encontrar espermatozoides. E agora??? Quando vou saber de fato se ele pode ou não ter filhos??? Tão pensando que foi tudo mamão com açúcar é?? Não foi não viu...
 E lá fomos nós para o 3ºpasso... Biopsia testicular e/ou punção do epidídimo.
Rapidinho, segue explicação de cada procedimento...

Biopsia testicular

A biopsia testicular é um procedimento que retira os espermatozoides diretamente do testículo através de uma cirurgia que retira uma microporção deste órgão, normalmente para a realização da fertilização in vitro ou ICSI(injeção intracitoplasmática de espermatozoides)

Punção do epidídimo

A punção é um procedimento que retira os espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos usando uma agulha. Ele é feito em homens com azoospermia, ou seja, que não apresentam espermatozoides no seu liquido ejaculado. 

No meu caso, quero dizer do meu amor, fizeram a punção primeiro, levaram o liquido para analise e como foi encontrado uma boa amostra de peixinhos não fizeram a biopsia!!
Meu marido tomou sedação porque estava nervoso com o procedimento, que de fato não é agradável de se ver. Mas foi tudo tranquilo, rápido e ele nem sentiu dor depois... Graças a Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário