quarta-feira, 9 de março de 2016

Injúria endometrial - Entendendo o que é

A injúria endometrial é um procedimento que está sendo realizado com muita frequência atualmente nos tratamentos de Reprodução Assistida. É como se fosse uma rachadura ou uma pequena “agressão” ao endométrio. Os primeiros estudos relacionados a injúria endometrial foram publicados em 2003 pelo pesquisador Narash e diversos estudos publicados recentemente incluindo algumas revisões sistemáticas mostraram a eficácia desse tratamento, aumentando consideravelmente as chances de gravidez.

O mecanismo pelo qual a injúria endometrial aumenta a taxa de implantação do embrião permanece obscura, mas acredita-se que essa "pequena lesão" provoque a produção de diversos mediadores químicos, entre eles destacam-se as interleucinas, fatores de crescimento, LIF ( fator inibidor de leucemias), CSF ( fator estimulador de colônias), histamina e outros.

O procedimento de injúria endometrial deve ser  realizado preferencialmente no ciclo anterior ao da transferência embrionária. Pode ser realizada uma biópsia com um fino catéter flexível (chamado Pipelle de Cornier) no consultório, mas também pode ser realizada durante a histeroscopia com uma pinça de biópsia especial. Raros casos necessitam de anestesia, pois o procedimento é praticamente indolor. A injúria não deve ser realizada no mesmo ciclo da transferência do embrião, pois os estudos mostraram que a taxa de gravidez foi nula.

A injúria endometrial está indicada para as pacientes com falhas de implantação em ciclos de FIV anteriores, embora possa ser realizada por todas as pacientes que irão se submeter aos tratamentos de fertilização in vitro.

*Tomara que dê certo para mim... :)

3 comentários:

  1. Hey,
    acabei de conhecer seu blog!
    Caramba, não sabia de nada disso...
    Vai dar certo sim =D
    bjs

    http://preaquecendooforno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, também acabei de conhecer o seu blog. Nunca tinha ouvido falar em injúria endometrial. Será que seria indicado para mim? Fiz três FIVs e duas implantações, todas negativas. Agora estou partindo para o quarto processo de FIV e me identifiquei porque também mudei de clínica após os dois negativos... Boa sorte com tudo! Bjs http://blogbarrigapositiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim... Mas alguns médicos não o indicam. A médica com quem consultei agora me disse que tem realizado esse procedimento e obtido sucesso na grande maioria. Acho válido além da injúria, realizar uma pesquisa aprofundada do por que de repetidas falhas de implantação (estou nesse processo agora). Mas conversa com o novo médico e se for válido, porque não/!?!? Boa sorte para nós....

      Excluir