quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Vamos falar sobre FAN

Olá queridas...

Vamos falar sobre o exame FAN?

O exame FAN (FATOR ANTINUCLEAR) é um tipo de exame muito utilizado para auxiliar no diagnóstico de doenças auto-imunes, principalmente o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Assim, esse exame tem como objetivo detectar no sangue a presença de auto-anticorpos, que são anticorpos produzidos pelo próprio organismo e que atacam as próprias células e tecidos.

É importante salientar que 10% a 15% da população sadia pode ter FAN positivo em valores baixos sem que isso indique qualquer problema de saúde. Não sabemos  o porquê deste achado, mas a simples presença de um FAN positivo não é suficiente para o diagnóstico de nenhuma doença.

O que é uma doença autoimune?

Doenças autoimunes são aquelas que ocorrem quando o nosso sistema imunológico equivocadamente deixa de reconhecer algumas das estruturas presentes no nosso corpo e passa a tratá-las como se fossem germes invasores nocivos à saúde. O resultado desta confusão é a produção dos chamados auto-anticorpos, ou seja, anticorpos contra nós mesmos.

Bem, agora que já sabemos o que é o exame FAN vamos falar sobre como ele age na FIV.
Aqui em BH, na maioria das clinicas (falo pelas clinicas que passei por consulta e peguei o pedido de exames), esse exame não é solicitado antes do inicio do tratamento. Normalmente esse exame é solicitado após algum negativo. Foi assim que aconteceu comigo. Depois de 3 negativos, foi solicitado o exame FAN e os exames para detectar trombofilias (também só os exames mais básicos). Exames realizados e lá vamos nós de volta ao consultório médico.
Resultado: FAN NÚCLEO POSITIVO 1:80. MEU DEUS!! TÔ DOENTE!! TENHO LÚPUS OU ALGUMA DOENÇA REUMATOLÓGICA!!!
Não, não sou doente e nem tenho nenhuma doença reumatológica. De acordo com os médicos me encaixo naqueles 10% a 15% que apresentam exame fan positivo sem causa aparente. Ok... Quem sou eu para discutir.
Nova FIV, novo negativo. Meu Deus o que tem de errado!?!?!?
Dai me lembro do bendito exame fan. Vamos as pesquisas, de novo. Em um site encontrei a seguinte informação:
2 - Tenho FAN (Fator de Pesquisa Antinuclear) positivo. Desejo saber se devo tomar alguma vacina. Fiz diversos exames de sangue e raio-x e não acusou reumatismo.
Dr. Barini: Se você teve abortos anteriores deve receber uma dose baixa de corticóides antes e durante a gravidez. Esse anticorpo em baixos níveis não indica doença reumática, mas podem interferir com a implantação e com o desenvolvimento placentário. Eles podem ter uma reação cruzada com as células do embrião e aí é que atrapalham a evolução da gravidez. A indicação da vacina é feita com base no resultado do exame de crossmatch. Se você tem abortos ou falhas em ciclos de fertilização esta avaliação está indicada.
Pronto!! Fiquei com a pulga atrás da orelha. Vamos conversar com mulheres na mesma situação que a minha e cheguei a seguinte conclusão: Todas as mulheres que possuem FAN positivo e utilizaram doses de corticoides conseguiram o positivo. Não estou querendo dizer que estou certa, só quero dizer que vale a pena tentar!! O FAN isolado não quer dizer nada, com o resultado em mãos temos que ir especialistas (reumatologistas) para realizar exames mais específicos e ai sim fechar um diagnostico, mas acredito sim que nosso organismo está agindo de forma diferente. Dai me pergunto: porque mulheres com fan positivo conseguiram sucesso usando o corticoide? Será que realmente não tem alguma ligação com tantos negativos que já tive? 
São muitos questionamentos e uma só certeza: A próxima tentativa será somente com uso do corticoide!! Não posso e não quero mais me arriscar a ter outro negativo.é garantia de sucesso ao usar o corticoide? Não, Não mesmo!!! Mas já tive 4 negativos sem ele e agora quero e vou tentar com ele.
O que quero com esse post? Mostrar para todas que tiveram um negativo que temos sim que correr atrás, procurar respostas, fazer exames, trocar ideias, buscar novas alternativas e não aceitar tudo o que é dito. Por isso disse, no ultimo post, que só farei uma nova tentativa caso o médico entenda meu posicionamento e queira tentar novas opções.
Além o uso do corticoide também estou estudando a possibilidade de usar banco de sêmen. Mas isso é assunto para outro post.... hahahahha

Beijos férteis a todas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário